Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os fatos sobre a origem da Vida

Livro "criação imperfeita" DE Marcelo Gleisler (PROFESSOR DE ORIGEM DA VIDA NOS EUA) diz:

"claro ninguém sabe quais os compostos químicos estavam presentes na Terra há 4 milhões de anos, os ingredientes da sopa pré-biótica..." (p. 272)

""Infelizmente ainda não sabemos ao certo como a natureza atravessou a barreira da química inorgânica à química dos seres vivos" (idem p. 259)

SOBRE A ÚLITMA NOVIDADE EM ABIOGÊNESE (2009):
"precisamos ser cautelosos: o fato de cientistas conseguirem sintetizar{EM CONDIÇÕES IDEAIS DE LABORATÓRIO}nucleosídeos (2) no laboratório seguindo uma determinada sequência de reações não significa de foram alguma que foi esse o caminho usado na natureza" (IDEM P. 259)

"Como a não vida se tornou vida.Como passar da química à biologia? Ainda não sabemos como responder a essas perguntas.. (idem p. 252)

"DE volta a nossa possa morna, que compostos promoveram o pulo em direção a vida?
A verdade é que ninguém sabe....."(idem p.256) 


QUAL A BASE DA ABIOGÊNESE? da origem da Vida?
"Segundo a HIPÓTESE tradicional , as primeiras células vivas emergiram como resultado da EVOLUÇÃO QUÍMICA em nosso planeta, bilhões de anos atrás, num processo chamado de ABIOGÊNESE." 
(Revista Scientific American, p. 36- história - 7, O homem em busca das origens(edição que está nas bancas no mês de julho!)

"Admitimos que o estado vivo surgiu do não vivo. Isso é denominado ABIOGÊNESE e acredita-se que não aconteça no presente..."
(Introdução a evolução, editora universidade de Brasília, rio de janeiro, 1975, p. 95 e 96.

MERA HIPÓTESE:
“Segundo a teoria da evolução química, a vida na terra constitui o resultado de uma lenta acumulação de moléculas complexas, dando origem eventualmente às primitivas forma de vida. A evolução contínua iria criando progressivamente formas mais avançadas (A evolução. Fundação Gulbenkian, Lisboa, 3ª edição, p.775)

“Segundo esta hipótese , certas espécies de moléculas químicas são formadas em resultado de forças físicas em ação no ambiente. Estas moléculas acumulam-se, reagindo eventualmente umas com as outras para formar maiores agregados moleculares. Com o tempo aparecem moléculas complexas com a capacidade de autoduplicação para utilizar energia do ambiente e a capacidade de alteração...Como não existia ninguém para observar e registrar a vida na Terra, não temos meio de determinar de forma conclusiva o que aconteceu precisamente. O melhor que podemos fazer é apresentar hipóteses e testá-las”

(Idem, 776) 


Como surgiu a vida na terra? Conheça a hipótese
"como surgiu a vida na terra? a resposta é que não sabemos e, provavelmente nunca saberemos. a origem da vida ocorreu a mais de 3 bilhões de anos e não foi um tipo de acontecimento que deixasse uma indicação clara de seu curso no registro fóssil. por que então discutirmos este problema? o melhor que podemos fazer é apontar o que pode ter acontecido.... (Introdução a evolução, p.95, editora universidade de Brasília).

Você pode desejar saber no que esta hipótese difere das primitivas idéias de geração espontânea: ...a noção original de geração espontânea implica no fato de que os organismos complexos pudessem surgir repentinamente de matéria bruta e, também, que esse processo contínuo pudesse ocorrer todos os dias. Em contraposição, a hipótese heterotrófica,... supõeque um organismo muito simples tenha evoluído vagarosamente a partir da matéria bruta e que isso ocorreu há bilhões de anos atrás, sob condições muito especiais.”(Biologia: das moléculas ao homem, 1973, 12a edição, p. 63.). 
A ideia original de geração espontânea foi introduzida pela primeira vez por Aristóteles (384-322 a.C), e hoje na sua versão moderna é chamada de Evolução pré-biológica.


Ela se apóia no falso argumento da primitiva forma de vida MUITO SIMPLES:Você pode desejar saber no que esta hipótese difere das primitivas idéias de geração espontânea: ...a noção original de geração espontânea implica no fato de que os organismos complexos pudessem surgir repentinamente de matéria bruta e, também, que esse processo contínuo pudesse ocorrer todos os dias. Em contraposição, a hipótese heterotrófica,... supõe que um organismo muito simples tenha evoluído vagarosamente a partir da matéria bruta e que isso ocorreu há bilhões de anos atrás, sob condições muito especiais.”(Biologia: das moléculas ao homem, 1973, 12a edição, p. 63.).
Mas não existe célula muito simples!!!
Como disse: não existe forma de vida muito simples
A ameba é um ser vivo unicelular, e segundo Richard Dawkins, só o núcleo dela enche com as informações específicas nele contidas mais do que todos os 30 volumes da enciclopédia Britânica e uma ameba inteira tem a mesma quantidade de informação no DNA que mil Enciclopédias Britânicas (O relojoeiro cego, p. 17-18, 116


Exige muita fé e é altamente improvável
Ela depende de um tempo, o qual é insuficiente
Você pode desejar saber no que esta hipótese difere das primitivas idéias de geração espontânea: ...a noção original de geração espontânea implica no fato de que os organismos complexos pudessem surgir repentinamente de matéria bruta e, também, que esse processo contínuo pudesse ocorrer todos os dias. Em contraposição, a hipótese heterotrófica,... supõe que um organismo muito simples tenha evoluído vagarosamente a partir da matéria bruta e que isso ocorreu há bilhões de anos atrás, sob condições muito especiais.”(Biologia: das moléculas ao homem, 1973, 12a edição, p. 63.). 

“Planeta terra, 4 bilhões de anos atrás. Um mundo adolescente, infestado por vulcões, meteoritos e tempestades violentas. No mar desse inferno, moléculas de carbono encontraram um porto seguro. E começaram a se ajuntar, formando cadeias cada vez mais longas e complexas. Uma hora, como quem não quer nada apareceu um estranho nesse ninho. Um acidente da natureza. Era uma molécula capaz de replicar, de sugar matéria orgânica do ambiente e usar como matéria prima para produzir cópias dela mesma. Motivo? Nenhum: ela fazia réplicas por fazer e pronto. Vai entender...[o parágrafo termina assim com reticências]


Essa aparição foi algo tão improvável quanto se esta revista (que também é feita de cadeias de carbono) comesse seus dedos agora e , a partir dos átomos da sua carne, pele e ossos, construísse uma cópia dela mesma. Improvável, mas foi exatamente o que aconteceu naquele dia.” (Revista Superinteressante, junho de 2007, p. 62e64)

Segundo Hoyle, existem duas razões para essa sua impaciência envolvendo a origem do universo. A idade do universo em 15 bilhões de anos não é compatível como o período necessário para explicar a origem e o desenvolvimento das primeiras formas de vida. Por outro lado a expansão adiabática (processo de transformação de um sistema em que não ocorrem trocas térmicas com o exterior) teria sido contrária a evolução das formas de vida altamente organizadas que conhecemos.

A essência de seu argumento está baseado no fato de que as informações contidas nas formas de vida mais evoluídas estão representadas por um número de 40 elevado a 40000. Esse valor numérico específica a representatividade com a qual cerca de 2000 mil genes devem se reunir para definir uma das 10 elevada a 20 seqüências de nucleotídeos de comprimento apropriado. Para que os processos evolucionários da biologia pudessem ocorrer seriam precisas, afirmou Hoyle, várias idades de 15 bilhões de anos. A chance para que uma forma de vida superiormente evoluída pudesse ter emergido durante i intervalo de tempo compreendido pela idade atual do universo, limitado a um período de 15 bilhões de anos, seria compatível com a “força e capacidade que um tufão teria para conseguir reunir todo o material necessário para montar um rocing 747
(Do Universo ao Multiverso, Editora vozes, 2001p. 150)
Um ateu respondeu:
Se a probabilidade da vida sugir espontaneamente num planeta fosse de uma em um bilhão, mesmo assim esse evento embasbacador improvável teria acontecido em 1 bilhão de planetas[a estimativa é de que exista entre 1 bilhão e 30 bilhões de planetas só em nossa galáxia, imagine se ainda o universo for infinito]. A chance de encontrar qualquer um entre esse 1 bilhão de planetas remete ao provérbio da agulha no palheiro. Mas não temos de sair por aí procurando uma agulha porque QUALQUER SER CAPAZ DE PROCURAR PRECISA ESTAR EXATAMENTE DENTRO DE UMA DESSAS PRODIGIOSAS AGULHAS, mesmo antes de dar início à busca."(p. 187-Deus Um Delírio, abaixo:) 
Vida extra-terrestre?
Os cientistas afirmam que para ter vida algumas condições devem ser favoráveis: 
  • A vida complexa só é possível em galáxias que contém oxigênio, ferro ou carbono (galáxias expirais - que são 20% do total, que é 100 bilhões);
  •  para ter vida somente um pequeno número de astros poderia exercer funções semelhantes às do sol para o desenvolvimento de criaturas complexas. 
  • Dentre esses 20 bilhões somente os que estivessem na borda das galáxias poderiam tornar a vida possível, pois no centro há tantas estrelas que não tornariam a vida possível ; não basta só uma estrela ser adequada, a Terra é protegida por Júpiter que contém uma massa elevada que atrai para si a maioria dos possíveis astros que poderiam se chocar com a Terra; 
  • seria preciso uma camada de ozônio para proteger da radiação ultravioleta!
  • Seria preciso temperatura adequada etc.

Problemas com a radiação: sem oxigênio não há ozônio

Se houvesse oxigênio livre na atmosfera primitiva, ele por ser altamente reativo combinaria com compostos orgânicos decompondo-os, caso fossem formados.

Alguns dizem que a Radiação UV forma aminoácidos:
As fontes de energia disponíveis para a síntese de moléculas nessa atmosfera eram as mais variadas: descargas elétricas, radiação ultravioleta (uv), aquecimento, partículas de alta energia etc. Devemos destacar aqui que a maior fonte de energia da Terra prebiótica para a síntese de biomoléculas era proveniente do Sol na forma de radiação uv. Diferente de hoje, o planeta Terra naquela época não estava protegido da radiação uv por uma camada de ozônio (O3), pois a concentração de oxigênio era muito baixa. Assim, muito provavelmente a atmosfera presente na época contribuiu bastante para a síntese das biomoléculas necessárias para a origem da vida. A Tabela 5.1 mostra alguns experimentos. Os 20 aminoácidos mais comumente encontrados em todos os seres vivos são chamados de “aminoácidos proteicos” – alguns deles foram sintetizados nos experimentos mostrados na Tabela 5.2: asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, prolina, treonina e valina.   Astrobiologia : uma ciência emergente / Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. -- São Paulo : Tikinet Edição : IAG/USP, 2016. 10 Mb ; ePUB e PDF,P. 101

observe que os aminoácidos foram formados por aquecimento e não por radiação UV
Ambientes hidrotermais apresentam diversas vantagens para o estudo da química prebiótica: a) no fundo do mar, as moléculas ficavam protegidas da radiação ultravioleta do Sol que poderia degradá-las;  Astrobiologia : uma ciência emergente / Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. -- São Paulo : Tikinet Edição : IAG/USP, 2016. 10 Mb ; ePUB e PDF, p.107

“Se uma pequena quantidade de um composto orgânico é introduzida numa atmosfera oxidante contendo oxigênio livre, este composto será, mais cedo ou mais tarde, convertido em dióxido de carbono...os compostos orgânicos de que são feitos os seres vivos não são estáveis numa atmosfera oxidante... a síntese de compostos bioquímicos ocorre facilmente numa atmosfera redutora, mas não numa atmosfera neutra ou oxidante.”*5

Admiti-se que pela ausência de ozônio, a intensidade dos raios ultravioleta era bem maior que hoje, levando assim a dois problemas com a teoria da evolução: 1- “A radiação ultravioleta e as descargas elétricas, que eram disponíveis e transportam grandes quantidades de energia, ..., essa energia, por ser grande e incontrolável, muito mais facilmente dissolveria os coacervados do que aperfeiçoaria sua organização”*6 

Diferente da atmosfera de hoje, a concentração de oxigênio (O2) da Terra prebiótica era muito baixa, e a exata composição química da atmosfera da Terra prebiótica é assunto controverso no meio científico, porém os seguintes gases muito provavelmente estavam presentes na atmosfera: CO2, CO, CH4, N2, H2, H2O (vapor) e H2S. Astrobiologia : uma ciência emergente / Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. -- São Paulo : Tikinet Edição : IAG/USP, 2016. 10 Mb ; ePUB e PDF,P. 101

Isto também se aplica aos aminoácidos ou proteinóides formados na atmosfera, ou em lugares secos, respectivamente, como se supõe [pois ambos estavam expostos à radiação] “A água poderia evaporar nos intervalos das chuvas, deixando aminoácidos secos sobre a superfície das rochas quentes. Nessas condições os aminoácidos poderiam ter-se combinado entre si, havendo evaporação das moléculas de água resultantes e, assim, teria se formado uma variedade de compostos orgânicos, que seriam carregados para os oceanos pelas chuvas posteriores [formando os coacervados]” *7.
A luz ultra-violeta do sol não filtrada deveria ter tido energia suficiente para quebrar as ligações químicas nestes novos organismos” (A evolução. Fundação Gulbenkian, Lisboa, 3ª edição, p.780)


Água e catalizadores:um PROBLEMA PARA A TEORIA
"Um outro problema que se coloca é o fato que a água inibe o crescimento de moléculas mais complexas. “Aqui, nos defrontamos com a dificuldade oriunda do fato que todas as proteínas e todas os ácidos nucleicos são decompostos em seus elementos constituintes pela ação da água exercida sobre eles; as proteínas reagem com a água, dando origem a aminoácidos, enquanto os ácidos nucleicos se decompõe em nucleotídeos e, em seguida, em açúcares, bases e fosfato inorgânico. A reação inversa, a formação de proteínas e ácidos nucleicos a partir de monômeros, nunca ocorre espontaneamente em soluções aquosas.” *9

Para superar tal problema muitas vezes é sugerido que uma fonte de energia como o ATP como ocorre nos seres vivos, isso será discutido abaixo.
• “Os aminoácidos reagem com a fonte primária de energia, o ATP, formando intermediários de alta energia, os adenilatos de aminoacilina. Estes são os intermediários a partir dos quais , em última análise, as proteínas se formam.” *10 
Essa reação do aminoácido com o ATP se dá através de enzimas, contudo veja o que diz o mesmo livro: “Não há possibilidade de que enzimas, ou seja, polipeptídeos com seqüências precisamente definidas, tenham existido sobre a Terra primitiva, antes do aparecimento da vida” *11. 
Por isso na seqüência o livro diz que pode ter ocorrido a atuação de catalisadores inorgânicos, porém a chance disso é muito pequena. “Procurar um catalisador pré-biótico é, como procurar uma agulha no palheiro. Entretanto alguns poucos catalisadores têm sido descobertos pelo método de tentativa e erro”
 “ Os coacervados primitivos foram conjuntos organizados de moléculas e necessitavam, portanto, de energia não só para se manter, como também para aumentar seu nível de organização” *12 
“Para que muitas reações se iniciem, é necessário que a energia de ativação seja fornecida por uma fonte externa...Um modo de fornecer energia de ativação e aumentar a velocidade da reação é aquecer uma mistura, mas se isso tivesse ocorrido com os coacervados, o calor excessivo poderia tê-los ‘prejudicado’, isto é, poderiam produzir-se reações que os levaria a se desintegrar...na presença de certas substâncias, chamadas catalisadores, as moléculas podem agir sem necessitar de aumento de temperatura.” *13 
“...quase todas as reações que ocorrem nos organismos são catalisadas por moléculas orgânicas chamadas enzimas” *14 


Quem veio primeiro? proteínas ou ácidos nucleicos?
“Uma grande parte do problema da origem da vida se reduz ao da abertura desse circuito – como se iniciou essa interdependência entre entre as proteínas e os ácidos nucleicos? Qual deles apareceu primeiro? Ou ambos se desenvolveram simultaneamente? Como teria se formado os primeiros ácidos nucleicos, se não havia proteínas para funcionar como enzimas?*15

“E assim surgiu o mecanismo do ácido nucleico. Mas como ele surgiu é uma pergunta difícil: Os polinucleotídeos já presentes desenvolveram a capacidade de determinar a seqüência de aminoácidos nas cadeias polipeptídicas que anteriormente tinham sido autoduplicadoras, mesmo inexatamente? Ou os polipeptídeos determinaram originalmente a seqüência de nucleotídeos nos primeiros ácidos nucleicos – ao invés do contrário, como acontece atualmente ( Steimnan e Coli; 1967)? Ou havia alguma inter-relação entre polinucleotídeos e polipeptídeos desde o início? Tudo o que realmente sabemos é que os ácidos nucleicos autoduplicadores que determinam a seqüência de aminoácidos nos polipeptídeos de fato surgiram...”*16 


quanto à primeira hipótese o mesmo livro diz: “A despeito das possibilidades teóricas, as dificuldades são tão grandes que muitos pesquisadores concluem que não houve nada semelhante a ‘molécula viva’- que a vida é sempre o resultado da atividade combinada de muitas moléculas em um sistema altamente organizado. Assim, Commoner (1964) concluiu ‘O sistema mais simples, capaz de atividade germinal auto-suficiente e de auto duplicação real, é a célula viva completa.”*17

Este mesmo livro menciona a possibilidade de ter ocorrido a 2a hipótese: “Diversos pesquisadores sugeriram a possibilidade de alguns polipeptídeos poderem ser, pelo menos fracamente, autoduplicadores (p. ex., Sagan 1965) *18
Contudo outro livro contesta tal hipótese: “parece improvável que qualquer molécula aparentada às proteínas de hoje pudesse ter sido capaz de se replicar; um organismo composto inteiramente de proteínas não poderia ter evoluído por mutação e seleção natural... Os polipeptídeos... não poderiam ter atuado na qualidade de primeiro material genético.”* 19.
• Ainda quanto à formação dos ácidos nucleicos, essenciais à vida: “Dados os ingredientes necessários, as fontes de energia disponíveis na Terra primitiva poderiam causar desidratação necessária para uni-los em nucleotídeos? Aí a evidência é ainda muito mais incompleta do que no caso da formação não biológica dos aminoácidos e peptídeos.”*20


problemas com os aminoáciodos L
Um outro problema é que “a síntese pré-biótica pode produzir moléculas opticamente ativas, elas só produzem enantiômeros D e L e sempre em número igual” *21 

Contudo nos seres vivos “Apenas os aminoácidos L estão presentes nas proteínas, por exemplo, e apenas nucleotídeos D estão presentes nos ácidos nucleicos.” *22 “


Até o presente momento, não existe um argumento convincente para explicar por que todos os aminoácidos nas proteínas têm a mesma configuração, nem é compreendido por que os aminoácidos L, e não os aminoácidos D, estão associados a nucleotídeos D...não há uma razão química pela qual os organismos L devessem ser mais eficientes que suas imagens especulares[D], tampouco há qualquer motivo óbvio para os organismos D e L não coexistirem.” *23



problemas com DEMONSTRAÇÕES EMPÍRICAS 

“Um dos grandes desafios do problema das origens da vida é demonstrar em laboratório como os polinucleotídeos, sem a ajuda de enzimas pré-formadas, podiam ter-se replicado e começado a controlar a síntese de peptídeos com seqüências determinadas.” *24

Mais problemas
“Embora os cientistas disponham de provas experimentais que confirmam certas partes da teoria da evolução química [na verdade a única coisa que foi demonstrada, COM A INTERVENÇÃO HUMANA E EM CONDIÇÕES IDEAIS foi a formação de proteinóides] , permanecem de pé muitas questões. Por exemplo, os biólogos ainda procuram uma explicação para a maneira como as moléculas biológicas organizam-se inicialmente em organizações semelhantes a células. Também estão tentando descobrir como os ácidos nucleicos e as proteínas se relacionam de maneira que os ácidos nucleicos determinam os tipos de proteínas que uma célula produz. Uma teria completa da origem da vida terá que explicar essa relação, que é a característica básica da vida que conhecemos.”*25


problemas para explicar a complexa fotossíntese
problemas para explicar a complexa fotossíntese (complexidade irredutível)
• A teoria da evolução explica que os primeiros seres eram incapazes de produzir seus alimentos [heterótrofos], e com o tempo a produção de alimentos ficou menor dado a formação de ozônio pela ação dos raios ultra violeta sobre as moléculas de água, atuando como absorvente da radiação. Outro fator negativo é que segundo a teoria os seres heterótrofos com capacidade de reprodutora multiplicariam cada vez mais levando ao consumo cada vez maior de substâncias orgânicas, o que levaria a extinção destes seres a não ser se as células desenvolvessem a capacidade de fotossíntese, surgindo assim os seres autótrofos. 

“A fotossíntese, o processo pelo qual as plantas que contêm uma substância verde – a clorofila – fabrica carboidratos, é tão complexa que seus pormenores até hoje não são completamente conhecidos... A fotossíntese não ocorre como um simples passo, mas através de uma série de fases... Todas as numerosas fases do processo são catalizadas por enzimas, normalmente com a colaboração de substâncias complexas chamadas coenzimas.”*26
 “Um estudo dos vários tipos de fotossíntese mostra que todos eles são muito complexos. Formas simples de fotossíntese aparentemente não existem nos seres atuais.”*27 

“Nossa análise da fotossíntese, com respeito à evolução dos autótrofos, é certamente incompleta . Para entender a evolução da fotossíntese, muitos detalhes das etapas precisam ser ainda esclarecidos.”*28



respiração celular
O próximo passo da evolução seria o surgimento de seres que obtivessem energia por meio do oxigênio, isto é, respiração celular; porém a respiração celular tem também várias etapas tanto quanto a fotossíntese, atribuir isso ao acaso é contrariar a razão.
contradição com os mais primitivos fósseis“Os mais primitivos testemunhos fósseis de organismos, datando de há pouco mais de 3 milhões de anos, contém, o que parecem ser restos de cianofícias e bactérias. Apesar de estes organismos serem muito simples, comparados com outras formas de vida atuais, mostram-se consideravelmente mais organizados do que deveriam ter sido as mais primitivas unidades vivas” ( A evolução. Fundação Gulbenkian, Lisboa, 3ª edição, p.779)-
CONCLUSÕES
1-A TEORIA DA EVOLUÇÃO QUÍMICA OU P´RE-BIOLÓGICA NÃO PASSA, SEGUNDO OS LIVROS, DE MERA HIPÓTESE,.
2- CONTRARIA VÁRIOS PRINCÍPIOS DA CIÊNCIAS FÍSICAS E ESTATÍSTICAS, COMO NÃO CONSEGUE EXPLICAR MUITOS PROBLEMAS BIOQUÍMICOS (APENAS ALGUNS FORAM AQUI CITADOS)
3- NÃO TEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

Fontes:

Obs* Todas citações abaixo são de livros que ensinam a Evolução.

*1 Biologia das populações, Amabis e Martho, Editora Moderna, vol. 3, 1a edição, 1995, p. 290.
*2 Curso Básico de Biologia vol.3. Amabis e Martho. Editora Moderna, 1aedição, 1990, p. 229-230.
*3 Biologia das populações,... p. 290.
*4 Curso Básico de Biologia.... p. 232.
*5 As Origens da Vida: Moléculas e seleção natural. Ed. UnB. 2aedição, 1988, p. 92-93.
*6 Biologia: das moléculas ao homem. Vol. 1. EDART, 12a edição, 1973, p.81.
*7 Biologia: das moléculas ao homem... p. 74-75.
*8 As Origens da Vida... p.94.
*9 As Origens da Vida... p.119.
*10 As Origens da Vida... p. 120.
*11 As Origens da Vida... p. 118.
*12 Biologia: das moléculas ao homem.... p.81.
*13 Biologia: das moléculas ao homem.... p. 82.
*14 Biologia: das moléculas ao homem.... p.84
*15 Introdução à evolução, ed. Universidade de Brasília, RJ, 1975, p. 96.
*16 Introdução à evolução.... p. 105.
*17 Introdução à evolução... p. 104.
*18 Introdução à evolução ... p. 99.
*19 As origens da Vida... p. 128.
*20 Introdução à evolução... p. 103.
*21 As Origens da Vida... p.137.
*22 As Origens da Vida ... p. 138.
*23 As Origens da Vida... p. 141.
*24 As Origens da Vida... p. 194-195.
*25 Enciclopédia Delta Universal. Ed. Delta S.A, 1980 p.7946.
*26 Introdução à evolução... p. 106.
*27 Biologia: das moléculas ao homem... p. 159.
*28 Biologia: das moléculas ao homem... p. 160.



Nenhum comentário:

Postar um comentário